sexta-feira, julho 17, 2009

leva-me pela mão
e olhos tapados
nestes tempos de mentira
enjoei,
como uma criança pela montanhas,
leva-me, semi-adormecido,
pelas minhas entranhas
que estão vomitadas sem sentido
guia-me.
guia-me para fora daqui.


'Now!
The writing’s on the wall
It won’t go away
It’s an Omen
You just run, an automation
Now!'

quinta-feira, julho 09, 2009

quatre années aprés







vão deixar saudades, licha e comandante


HASTA SIEMPRE - SOLEDAD BRAVO
Reflexão:

Sendo que o ginásio surge como (palavras dos media, não minhas) o templo dos tempos modernos, onde se exorcizam os demónios gordurosos do corpo e se cimenta, bloco a bloco o culto da perfeição e maximização do físico, e os donos dos health clubs atafulham os bolsos com carcanhol, surge o reverso da medalha. Um curioso reverso. Pois não existe Porto sem Penafiéis, não existe Nova Iorque sem arranha-céus na América Latina, surgem os ginásios de fisioterapia. Fisioterapia: essa salvação dos aleijados pobres e da classe média. O fisioterapeuta aparece como o personal trainer de muita gente, misto de psicólogo, padre e professor de educação física de pessoas que não foram a tempo de saber o que era educação física na escola, ou o que era a escola. Entre passadeiras, bicicletas, levantamento de pesos, massagens, esses ginastas sem escolha revezam-se entre camas e aparelhos, não na busca por um corpo perfeito, mas por um corpo melhor. Não querem o céu, apenas a terra. Não querem uma religião, apenas o curandeiro. E à hora marcada não falham a entrada, à hora de saída lá seguem exaustos para o quotidiano impaciente, que não terá misericórdia dos seus tendões ainda por aquecer ou do percurso que terão de mancar. E por lá ficam semanas, meses, anos, ao ponto de deixar de ver ali uma espécie de urgência de hospital a que se recorre em última instância e com vista a uma recuperação tão rápida quanto possível, para ali ver um ginásio, de facto, com rotinas predefinidas, para superar o corpo que nunca é superado, sem ser precisa a ajuda de ninguém. Dá que pensar.

domingo, julho 05, 2009

vato

Despedimo-nos aqui, que eu não irei contigo mais além. Parte, como quem larga os pais idosos num lar de terceira idade que por agora fará de parque infantil. Fala com a tua companhia do lado que nunca te falha, que te apoia nos momentos difíceis e, telepaticamente, te aconselhou na melhor decisão: a de me deixar para trás. Mas eu também ouvi isso. E antecipei-me. Vou fugir a esse imposto, antes que mo imponhas. E o meu nome será tão lindo e incómodo quanto a fotografia de um tio morto por tempos difíceis em tempos idos.

The Departed Tango - Howard Shore

sábado, julho 04, 2009

london is the reason

"- A molécula, palerma, o que é que havia de ser?
- Que molécula?
- Sei lá. É como em Direito, mas pior. Palavras que eu nunca tinha ouvido e espero não voltar a ouvir. Feitas para reduzir os leigos ao silêncio. Para os manter no seu lugar."


in 'O Fiel Jardineiro'