terça-feira, maio 25, 2010

"(...) this is the difference between truth and fiction. Fiction has to make sense."

"The IBBC is a bank. Their objective isn't to control the conflict, it's to control the debt that the conflict produces. You see, the real value of a conflict, the true value, is in the debt that it creates. You control the debt, you control everything. You find this upsetting, yes? But this is the very essence of the banking industry, to make us all, whether we be nations or individuals, slaves to debt."

- Luca Barbareschi in "The International"

O Socas e o Coelho deviam ver este filme.

a dança dos guerreiros

sem grandes merdas, ou maiores defeitos: os passos deslizam-se.
ri-te, faz números pomposos de elite, sumo de uva a descer.
lagares pisam-se, luas mordem-se, com a doce derrota do amanhecer.


"Come with me to the dance floor,
You and me cause that´s what it´s for
Show me now what is it
You got to be doing
And the music in the house... is so soothing!"
- The Prodigy

sábado, maio 22, 2010

ela pronunciou o veredicto: ele teria de caminhar. e ele assim fez. caminhou, andou, percorreu, calcorreou, marchou, foi, veio, voltou, partiu. nem quando o sangue dos pés lhe inundou os sapatos ele parou. nem quando o sol lhe queimou a cara e secou os ossos, ou quando a chuva o transbordou para as portas da morte. transformou a sua penitência numa peregrinação a um lugar de culto que não chegava e lhe fugia com a rotação do globo.

quinta-feira, maio 20, 2010

15 para a meia noite e tanto por fazer ainda. o mundo, imperfeito, não tinha sido providenciado para arcar com prazos. bastava ver as proliferas ruas da amargura para perceber que 7 dias tinha sido pouco tempo. mas o ser humano, burro, insistia em actos contra-natura, em aberrações utópicas como aquela dos "prazos". ele estudava, revirava, analisava, acumulava vidas em gráficos e tabelas, em montes ordenados, ao princípio, por ordem alfabética, por temas, depois, e por fim, por nada, em cima da secretária, da cadeira da roupa, do computador e na cabeça. sentia-se uma máquina de picar o ponto em hora de ponta: muito que fazer e o trabalho pura e simplesmente não rendia. 5 para a meia noite e não ia conseguir. a escuridão, lá fora, era quente e apelava. decidiu pela criação do seu domingo. pegou no machado, e saiu.

quarta-feira, maio 12, 2010

o velho era tacanho. não percebia o porquê de partir. tinha a sachola bem assente na terra. o solo, médico incompetente, não soubera, no momento certo, cortar o cordão umbilical como mandava o bom senso. à época era prática comum, mas com dias contados. o velho era tacanho. nunca percebeu o porquê de não se afastar por cruzamentos: preferia as rectas, para ser mais fácil voltar, e mais fácil para servir-se do cordão como novelo guia. viu filhos da fortuna tentar a sorte e maldisse-os. viu apaixonados quebrar telhados de xisto e tentar voar e gozou-os. viu todo um mundo de atrocidades, nos sucessivos jornais e aparelhos que a câmara rápida do tempo fazia suceder em evolução diante dos seus olhos, e achou-o justo. deu graças aos céus, porque em Deus não acreditava, por ter a sachola bem assente no chão. quando foi levado a enterrar pelos serviços camarários, no baldio junto com as galinhas e os coelhos de que se alimentara em vida, na lápide fez-se constar "aqui jaz uma pessoa".

terça-feira, maio 11, 2010

inseguranças e recalcamentos

quem fala de azia tem bastante tendência a ressabiar lol
inseguranças e recalcamentos são fodidos.
e querer ficar bem na fotografia dá direito a grizadela

exangue

"Como um vampiro que jaz
na paz do caixão
espera a hora
fausta da libertação"

- Mão Morta

domingo, maio 09, 2010

Cão peões

Ponto 1 - Fascinante ver como o futebol evolui: o F.C.P. recebeu a faixa de campeão da época transacta, a de tetra-campeão a meio da época que agora termina. Com o Benfica há erros crónicos que não se cometem.

Ponto 2 - Um jornalista, na TV, perguntou (salvo erro) ao L. F. Vieira se para o ano ia ser o ano do regresso do "Benfica que todos desejamos". A (im)parcialidade jornalística sempre em alta.

Ponto 3 - Outro jornalista a dizer que o Benfica levou no corpo do Liverpool por estar demasiado focado no campeonato. Claro.

Ponto ad infinitum - Etc, etc, etc, etc


Que estejam felizes por ser a melhor equipa do campeonato, festejem o título que lhes foge à 4 anos, que estejam esperançosos em relação ao futuro, eu consigo compreender e respeitar. Mas nunca me vai entrar na cabeça o favorecimento dado na praça pública e meios de comunicação social que o Benfica recebe; o mesmo que faz com que todos os anos seja campeão antes do campeonato começar, etc, etc.

quinta-feira, maio 06, 2010

The Action Man

O deputado do PS Ricardo Rodrigues alegou ter sido vítima de "violência psiológica" de dois jornalistas da Sábado para justificar ter-lhes confiscado os gravadores. Ricardo Rodrigues disse ainda que não lhe restou outra hipótese senão recorrer à acção directa. Mas a sua atitude pecou por branda, dada a natureza da ofensa. "Violência psicológica" é um mal nefasto que varre a nação portuguesa de lés a lés, e para a combater são necessárias condutas exemplares. Se Ricardo Rodrigues tivesse esmurrado cada um dos jornalistas da Sábado e alegasse legítima defesa, todo a gente perceberia o quão ofendida e mal tratada ficou a sua honra e psique. O que seria de esperar de um homem que foi "sócio, procurador e advogado de Débora Raposo, condenada por burla e falsificação de documentos em que a CGD foi burlada em milhões de euros"*?

* citação da crónica "Acção Directa, diz ele", de Manuel António Pina, in JN


P.S.: Curiosamente, a primeira vez que li a notícia (muito provavelmente no site do JN), esta fazia menção a "ação direta". Sinais do futuro a bater-nos à porta, senhoras e senhores.

sábado, maio 01, 2010

pautou-se por condutas exemplares. inclusive aquando da leitura de sentença. a sentença era a morte. mãos tão limpas quanto o cadastro. e ainda assim o seu cognome não era x, era assassino. lição de moral quando o fecho éclair de grades se correu: num mundo em que Deus está morto, e o Elvis vive, mais valia a pena estar sozinho.