sábado, fevereiro 20, 2010

Pokémon = Monstro de Bolso

Quando ao ser humano não compensam fés grandes, ou grandes fés, isto é, divinas, king sizes, xxls, ele tenta redimir-se de outra forma. Sem pactuar com os planos de Deus, compactua com a sua imensa gama de artigos. Vocaciona a fé, para pequenas 'fés' (espero mesmo que seja assim que se diga, ou os puritanos cascam-me). Fé no café. Que este seja a poção mágica cuja força sobre-humana escapa ao alcance dos incautos mortais. Que dê forças e alente. E todo o trabalho do mundo caberá num trago dessa negra mistela voodoo. Fé no cigarro. Que a pausa metódica a que submete, como se de um vício se tratasse, corresponda em anos humanos, a anos. Que o pedaço de pecado que carrega, passe sempre a razar, ao lado do coração, e a paz a que redirecciona o perdoe. Fé no alcoól, júizo final, no final de todas as coisas. Mão cheia de últimas oportunidades, que quem um haitiano sobre os olhos, tudo apague, e nada faça restar senão um caminho luminoso em frente.
Tudo isto são pequenas crenças. Crendices, que tempos e maturidades farão o favor de erodir, julgam os sensos comuns. Mas não deixam de ser fés. Com rezas próprias. Muitas vezes recitadas de joelhos, em altares invisíveis. Diferenciam-se das restantes, pela sua pequenez. Ou não vivéssemos nós na Era do Portátil.

3 comentários:

Carlos Jorge Mendes disse...

Há aqueles que buscam a fé nos Céus, e outros, mais terrenos, que buscam as suas fés em coisas mais concretas. Uns preferem confessar as mágoas a Alguém que, supostamente, está lá em cima, outros preferem, confessá-las junto a coisas que distraem o pensamento - como o café ou o cigarro.
De qualquer maneira, não me parece que isso sejam coisas de uma pessoa com pouca maturidade. Tudo tem a ver com a forma como optas resolver os teus problemas - e se é no café e no cigarro, seja. Pena é que talvez daqui a uns anos o cancro do pulmão, por intermédio de Deus, que se aborreceu por afogares as mágoas em coisas tão profanas como o café e o cigarro esteja aí para te relembrar das consequências das tuas escolhas e por O teres ignorado.
Assim entendi eu o texto, se bem que esteja um pouco codificado. Esforcei-me o mais que pude.

Joana Banana disse...

desde que digas ateia e nao atia, tá-se bem -.-

são fés, são redutos, mais uma vez, de uma solidão de capa bonita. ou então uma solidão cheia de nós. não sei como não nos fartamos de nós mesmos, assim.

COSMONAUT disse...

caro amigo,
como esta?passou bem?
ja dizias qq coisa bandido

olha la, o cd e todo ele qq coisa,
mas hoje vi que ratm voltam a europa e temos holanda ou madrid aqui pertinho...

gallows em viveiro,

que achas?