domingo, dezembro 10, 2006

Bandung e os Não Alinhados

Política de Não Alinhamento, caríssimos. Não Alinhamento ou na linguagem comum, Desalinhamento.
Foi o que motivou países terceiro mundistas, com uma mão atrás e outra à frente a "Não alinhar". Nem numa linha azul nem numa vermelha. Nem a foice e o martelo nem as estrelas e as riscas. E porquê? Porque pura e simplesmente Não. Não, Não e porque Não.
"Não Alinhamos" terão dito "porque Não queremos". Não começaram uma guerra que Não queriam. Guerra que muito menos queriam ganhar. E ainda menos perder.
Limitaram-se a recusar e a resistir. No plano teórico. No plano prático, a Guerra Desalinhada perdeu contra a Guerra Fria. Mas ainda assim manteve-se desalinhada. Quando a frieza derreteu, muitos continuaram fora das 4 linhas do Ocidente. E a ONU serviu de palanque, para rebeldes sem causa e sem casa, cantarem de galo por uma liberdade que Não têm, e que em seu território calam, isto quando desalinhados do desalinhamento que Não os alinhados lhes tiram o pio e põe outros a cantar.
E este espectáculo de punk de karaoke começou em Bandung. Quem era pobre e miserável continuou pobre e miserável. Mas impuseram-se a sê-lo com orgulho. Contra tudo e contra todos. Mesmo, com ingratidão. Com um nariz erguido que Não têm e disseram "Não! Somos o espelho da desgraça deste mundo, da sua corrupção e dos seus vícios, mas Não seremos a seu ideal para o futuro."
E quem diz "Não" é porque "Não", e Não porque Não convém dizer "talvez". E ser politicamente correcto e ir na linha do seguimento de algo que Não queremos para ninguém.
Os Não Alinhados podem Não ter feito nada de especial, mas quiseram que algo se fizesse. Podem ter tido muita garganta, mas cantaram bem.
E é tão doce a canção da liberdade.

Um comentário:

Rita disse...

Esta minha visita aqui ao blog foi marcada com um belo texto sobre Bandung..

Achei bunito reparar que ainda ha gente porreira (como tu :p) que sabe da realizaçao dessa Conferencia que de repercussoes no futuro teve muito poucas (ou nenhumas..)

Achei bunito ver que ha gente (como tu:p) a pensar em valores de (desa)alinhamento que surgiram ja antes de muitos (como nos) termos nascido

Olha. achei bunito!

beijinhos e keep going...;)