quarta-feira, janeiro 10, 2007

sabes como sabe bem

É estranho fazer uma retrospectiva e chegar à conclusão de que não passou assim tanto tempo que justificasse tanta mudança. Que são 3 anos afinal? São 3 pedras num charco, e não uma vida. Uma vida é coisa para cima de muito tempo, e é uma vida que passou desde 3 anos a esta parte. Quem diz 3, diz mais, longe de mim ser picuinhas. E não obstante ser estranho é agradável.
Agradável repetir o percurso tantas vezes percorrido, agora quase caído no esquecimento, e não conseguir evitar uma certa comoção. Ficamos como que com a sensação de que no final de contas 3 anos não foram assim tanto tempo. Aquela brisa de fim de tarde não engana. Como não engana aquele pôr-do-sol, nem aquele frio miudinho, nem aquele caminho sinuoso. Sabe tão bem chegar á conclusão que ainda podemos ouvir um cd com aqueles ouvidos de 15 anos a fazer-nos acreditar que podemos mudar o mundo: uma fé renovada com novo entusiasmo sempre que ouvimos esse cd, e AQUELA música. É bom notar ainda aquele passo confiante de quem sabe que tudo é uma questão de tempo até o jogo virar para nós, e não dar demasiada importância ao que quer que seja porque nada parece merecer demasiada importância.
Mas a verdade é que 3 anos passam e mudam muita coisa. Especialmente, depois dos 15. Mais ainda se os 3 virarem 4 e os 4 virarem 5. E o tempo a fugir. E sabe bem. Sabe bem ver que por muita machadada que se leve, teremos sempre aquelas raízes. Aquelas raízes e aquele solo. Só isso já faz valer a pena. Recordar não serve para matar a saudade. Recordar é o objectivo último da saudade e a única coisa boa e de novo que ela nos traz.

E sim foi bom. "Foi bom ter nascido. Foi bom não ter acabado ainda de nascer".

3 comentários:

Rita disse...

"Foi bom ter nascido. Foi bom não ter acabado ainda de nascer"

Espero que interorizes bem estas tuas frases...
;)

(beijinhos)

Street Fighting Man disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Street Fighting Man disse...

é uma citação de vergílio ferreira, ritinha ;)