sexta-feira, junho 03, 2011

5 anos, pensados assim, em número ou por extenso, adquirem uma proporção mais próxima do seu peso. há 5 anos, dividia-me integralmente entre duas cidades, num vaivém neurótico, martelava na cabeça que fazer os exames eram a minha prioridade, embora não soubesse qual o fruto daqueles exames dali a 4 anos (sim, há 5 anos ainda o curso era de 5 anos também). há 5 anos decorava letras de bandas recém-descobertas e que se viriam a tornar clássicos dos 5 anos seguintes. agonizava o que no verão desse ano ficaria por fazer, enquanto amigos planeavam festivais e viagens. sofria dos males de um amor, que 5 anos depois não tem valor absolutamente nenhum. tinha menos barba, e menos peso. menos paciência também. há 5 anos cruzava-me com ilustres desconhecidos que se viriam a tornar bons companheiros ou odiosos desconhecidos, convivia com amigos que se tornariam conhecidos, e cumprimentava conhecidos que se tornariam irmãos. mas a quem há 5 anos eu chamava amigo, continuo a fazê-lo. no final de contas, interessaram-se sempre os mesmos. há 5 anos atrás, um cigarro ainda era uma aventura e não uma frustração. há 5 anos só tinha uma casa, e longe estava eu de imaginar que tivesse duas. há 5 anos a estadia na amorosa era aguardada com expectativa: hoje um mito. há 5 anos juntava trocos, para os esbanjar de cabeça erguida em livros e cd's, agora não os junto e gasto-os bem gastos. 5 anos passados e os bragas, cedofeita, faup, palácio, leões e santa catarina continuam a ser bons velhos amigos. e onde é que há 5 anos atrás eu me imaginaria um dia com um traje, com uma pandeireta nas tunas que desprezava, irmanado com mais de 30 macacos. há 5 anos, ainda Penafiel era um refúgio e não uma prisão. há 5 anos, era exactamente o mesmo, mas mais puro. hoje, sou exactamente o mesmo, com mais cicatrizes, mas não menos burro.

4 comentários:

D. disse...

uma informação chocante essa do desprezo pelas tunas :P
devo dizer que me revi em algumas coisas do texto. mas diria há 3 anos.

Street Fighting Man disse...

hehehe no final do 1º ano não contava trajar sequer. são vidas e é engraçado fazer o exercício do que é que muda desde o 1º ano.

D. disse...

A sério? Mas tu não és da praxe?

Street Fighting Man disse...

yap, mas a minha ideia era acabar o ano de caloiro e depois deixar o barco x)